segunda-feira, junho 21, 2010

Uma nota triste para Rio Claro

PRESENTE DE GREGO

Por J. Costa Jr.image

Um incêndio de grandes proporções destruiu na madruga da segunda-feira (21) o Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, localizado na Avenida 2 com rua 7, região central. Para as autoridades, isto se constituiu um problema. Mais um. Que, provavelmente, como tantos outros, de mais ou menos importância que ficará sem solução. Para a cultura e a história de Rio Claro, preste completar 183 anos, o estrago está feito. E é irreversível.

O Museu, como era carinhosamente chamado pelos rio-clarenses, sempre foi um dimageaqueles filhos de Rio Claro, amado por seus irmãos, os munícipes, e encarado como filho problemático pelas autoridades que se não eram os seus pais, eram os  seus tutores. Ao menos deveriam.

Fechado há vários anos para visitação pública, o Museu teve a primeira etapa de sua reforma concluída em 2005. E a segunda... Nem precisará.

O local tinha sua história intimamente ligada à da Cidade Azul assim como o Teatro Phoenix, o Casarão dos Azulejos Portugueses, ambos igualmente destruídos, não por um incêndio, mas pela especulação imobiliária que devastou, sob os olhos morosos das autoridades, a rica história e cultura, então existentes na região central de Rio Claro. Ali, onde funcionava o Museu Amador Bueno da Veiga, fimageora o Solar da Baronesa de Dourados, cujo mobiliário, permanecia preservado, em recinto exclusivo no pavimento superior do prédio. Fora também sede do Tiro de Guerra. Ali, a saga dos rio-clarenses que participaram da  Revolução de 32, estava contada através de objetos e documentos que narravam o envolvimento dos rio-clarenses com a causa pela qual se lutava. Também importante e significativo material sobre o Movimento Integralista, levado adiante por Plínio Salgado e com forte penetração em Rio Claro, e que era objeto de estudo e pesquisa da parte de historiadores e pessoas de todo o Brasil interessadas no assunto.

Devido sua importância, o Museu Amador Bueno da Veiga deveria ser mais bem cuidado, melhor protegido, e talvez isso evitasse o seu triste destino.

O lamentável episódio chama a atenção e desperta para a necessidade do cuidado e do zelo que não teve o Museu, passem a ter o Centenário Gabinete de Leitura e o próprio Arquivo Histórico de Rio Claro. Afinal, até onde se sabe a cidade possui, image uma Guarda Municipal e uma Vigilância Patrimonial e uma Secretaria de Segurança, à qual, ambas estão subordinadas.

É bem verdade que aos menos avisados, aqueles que em cujas mentes e corações ainda não despertaram a importância para um povo da preservação de sua cultura e sua história, o fato pode ser encarado até como irrelevante. Mas, nossos filhos e netos, certamente pensarão o contrário, quando procurarem informações a respeito de suas origens e seus antepassados para entender o seu tempo presente, e não encontrarem.

J. Costa Jr. é escritor e apaixonado por história e cultura

http://www.autores.com.br/JCostaJr/

http://www.passaaregua.blogspot.com/

Fotos: Repórter fotográfico Jaburu (www.canalrioclaro.com.br)

via: e-mail do amigo Geraldo José Costa Junior

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget