Tive a oportunidade e o grande prazer de ser convidada para conhecer o trabalho que o Dr. Sergio Sartori desenvolve em seu sítio em Ajapi,alem deu um grande amigo do grupo As Margaridas, é merecedor de todos os elogios como médico e amante da natureza. Rio Claro deve se orgulhar do Dr. Sérgio Satori.

Matéria do Jornal Cidade de 13/12/08.
O médico ginecologista Sérgio Sartori, amante da natureza e colecionador de frutas, lançou no começo do ano a segunda edição do livro Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas. A reedição cataloga 1.144 variedades, todas elas cultivadas em propriedade própria, em Ajapi.
A nova edição do livro sobre frutas, revisada e ampliada, tem 317 espécies a mais que a primeira edição, lançada em novembro de 2006. Ela vendeu 8,8 mil unidades em apenas 29 dias.
Todas as 1.144 variedades de frutas, catalogadas em livro, são cultivadas na Estância Iracema - a estância das frutas -, em Ajapi, que é de propriedade de Sérgio Sartori. Entre elas, duas se destacam pelo nome, pois levam o nome do produtor e da propriedade. São elas: a Laranja Lima Sartori e a Tangerina Estância.
Dos frutos catalogados no livro constam várias espécies de laranja, banana, manga, maçã, carambola. Outras são menos conhecidas: agrumichama (natural da Mata Atlântica), pataste e ubaia (ambas da Amazônia) e mandovi (do Cerrado).
O livro brasileiro, escrito a oito mãos, informa também o valor calórico e nutricional dos frutos e o modo de propagação das árvores frutíferas. Além do rio-clarense Sérgio Sartori, assinam pela autoria da obra Harri Lorenzi, Luis Bacher e Marco Lacerda.
Para fazer o livro foram feitas inúmeras pesquisas bibliográficas junto com o trabalho de campo. Os autores visitaram a Amazônia, o Cerrado e diversos estados do Nordeste e Sudeste brasileiro.
O cultivo das frutas na Estância Iracema, conta ele, tem objetivo científico e terapêutico, apenas. "Nosso objetivo não é comercial. Tanto que não vendo as frutas cultivadas no sítio", diz o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário