quarta-feira, fevereiro 03, 2010

O mundo mudou muito…

 031

Uma coxinha, um cachorrinho quente, uma empadinha e uma bela moça. O que está faltando? Segundo a propaganda ao lado pra completar só mesmo uma Malzbier, de preferência da Brahma, a famosa cerveja preta. Por ter um baixo teror alcoólico a bebida acaba sempre sendo associada a  mulher, tida sempre como frágil e subserviente.

   
091

No trafego îintenso das gandes cidades, nada mais perigoso que se guiar um automóvel de mau funccionamento, com freios mal ajustados, carburação defeituosa, e electricidade deficiente.” 
O anúncio aí ao lado é da Bastos & Cardoso, empresa de São Paulo e ao que parece representante da Marca Oldsmobile no Brasil naquela época. .

   
101

O Aero Willys foi um automóvel fabricado pela Willys Overland do Brasil entre os anos de 1960 e 1971. O automóvel era herdado de um projeto americano que havia sido desativado  anos atrás. Ainda com peças importadas em 1960 a fábrica passou a produzir apenas os modelos de 4 portas. Em 1961 a diretoria da Willys do Brasil decidiu inovar completamente o carro. Dessa forma ele passou a ter um estilo próprio e uma linha inédita no catálogo internacional. Este último teve a fabricação iniciada em outubro de 1962 e sua primeira aparição foi em Paris, no mais famoso Salão do Automóvel do mundo. A publicidade aí ao lado saiu no ano de 1962 na Revista Seleções da Readers Digest.

   

111

O anúncio da AveiaQuaker Oats aí ao lado foi publicado na edição de Julho de 1942 da revista Readers Digest. A publicidade foca no fato do produto ajudar os bebês e meninos desnutridos a desenvolverem mais peso. Outro detalhe curioso da propaganda é uma indicação que a mesma faz sobre o que pensavam os dietéticos da época.

   
051

A Propaganda é datada de 1974, ano de Copa do Mundo. E assim como hoje antigamente também o mercado de televisores sofria um grande boom em épocas de eventos internacionais do porte da Copa. As tarnsmissões de TV a cores no Estados Unidos começaram nos anos 50, por aqui os primeiros testes ocorreram na metade dos anos 60. Ainda sim ela não vingou e só veio a se popularizar de verdade no Brasil a partir de 74. A a publicidade direciona sua argumentação justo para a questão das TV’s coloridas. Na parte inferior são enumerados três itens dados como importantes marca. Atentem para o número 3, nele é dito que não dava pra se fiar muito pelas imagens que se viam nas lojas da época. Segundo o texto, as lojas não ajustavam o equipamento da maneira correta e a imagem não ficava tão perfeita quanto tinha potencial.

   
   
071

É interessante ver como a Volkswagen tinha propagandas com mulheres motoristas na época da publicidade ao lado. Até então o carro ainda era um produto um tanto quanto direcionado ao público masculino. E de certa froam este tipo de propaganda ajudou a mudar este direcionamento. O periódico no qual foi publicado eu não saberia precisar, mas o ano foi 1963. A figura mostra uma mãe indo buscar seus filhos na escola e é claro que ela dirigia um Fusca. Embora fosse um avanço pra época o texto é ainda um pouco machista se formos analisar a fundo. Nele há menções de que a mulher pode não entender de carro mas que isso não atrapalharia em nada, pois o carro era fácil de dirigir mesmo quanto o transito estava difícil. Ou seja, a homarada já aceitava mulher no volante mas ainda deixava claro que ela não era muito inteligente para tal. Coisas do século passado (ou não).

   
021

Com certeza você ouviu alguém dizendo, hoje em dia, que vai abastecer a geladeira. Mas com certeza o sentido da expressão significava que a pessoa iria encher a geladeira de comida, fruta e etc… Pois nem sempre foi assim. É o caso da propaganda aí ao lado, publicada na revista O Cruzeiro no ano de 1954. Trata-se da Gelomatic 700, uma geladeira movida a querosene, isso mesmo, a querosene. embora tenha sido surpreendente pra mim que nunca nem havia ouvido falar, igual surpresa me causou o fato de que não é algo tão fora da realidade assim não. Fazendo minha pesquisa de campo pela internet li uma séries de relatos de pessoas diziam que era comum usarem este tipo de geladeira no interior já que a eletricidade não chegava em todo o lugar. No Blog Pasifal, por exemplo há uma história linda de uma relação pai e filho que tinha como pano de fundo a Gelomatic. Recomendo a leitura.

   
041

A publicida de ao lado é da fábrica de roupas Cia Hering. A Hering é uma empresa brasileira, do estado de Santa Catarina e foi fundada por dois alemães.  As gírias usadas são: “Não tem grilo” e “Qual é a transa?“, largamente utilizadas pelos adolescentes nos anos 70.

   
Fonte: Memorama  
   
   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget