domingo, abril 25, 2010

Contribuição das Mulheres Inventoras

Bette Claire Graham
Inventora do Liquid PaperBette Claire Graham nunca quis ser inventora. Era uma simples secretária que ficou de refazer todo um trabalho de datilografia cada vez que erra uma tecla. Para ajudar no orçamento, ela pintava janelas comemorativas no banco em que trabalhava e foi aí que percebeu que quando errava algo, ela não apagava, simplesmente pintava por cima. Com isso em mente levou uma garrafinha de tinta base branca e um pequeno pincel para o escritório. Logo sua invenção fez sucesso entre os colegas de trabalho e, com a ajuda do professor de química da escola do seu filho, desenvolveu o Mistake Out, que mais tarde faria seria parte obrigatória do estojo de qualquer estudante ou profissional conhecido como Liquid Paper.


Marie Curie
Nascida em Varsóvia, na Polônia, Maria Sklodowska mudou seu nome após o casamento com o também cientista francês Pierre Curie.

Foi a 1ª pessoa a ganhar o Prêmio Nobel 2 vezes. O 1º em 1903 – que dividiu com o seu marido – em física por descobertas no campo da radioatividade – e o 2º veio em 1911, desta vez em química, pela descoberta de 2 elementos: o polônio e o rádio (Po e Ra na Tabela Periódica).



 

 


Mary Anderson
Em uma viagem para Nova Iorque no início do século XX, Mary Anderson, percebeu que os condutores de bondes precisavam abrir as janelas para poderem enxergar toda vez que chovia na cidade. A partir daí ela criou um aparato que através de uma manivela limpava a janela do excesso de água e até mesmo de neve, permitindo assim que tanto o condutor pudesse ter uma visão da rua sem precisar se molhar – e aos passageiros próximos, claro. O 1º limpador de para-brisas foi patenteado em 1903 e já em 1916 passou a fazer parte dos itens obrigatórios de todo e qualquer automóvel.


Stephanie Kwolek
Lá pelos idos de 1964, enquanto trabalhava para a DuPont, Stephanie Kwolek estava pesquisando uma nova fibra, leve mas forte, para ser usada em pneus quando chegou a seguinte fórmula: (-CO-C6H4-CO-NH-C6H4-NH-)n – ou para os que assim como eu não gostam de química, p-fenilenodiamina com cloreto de tereftaloila. Assim que testou a nova fibra, logo descobriu que ela não quebrava. Estava criado o Kevlar, fibra usada em coletes a prova de balas, capacetes e outros materiais de defesa usados por forças policiais e militares por todo o mundo hoje em dia.

 

 

 

Grace Hopper

Nascida em 1906 em Nova Iorque, Grace Murray Hopper era uma analista de sistemas na marinha americana quando criou o Flow-Matic, uma linguagem de computadores que serviria de base para o COBOL, criada, a princípio, para o uso em ambientes empresariais que mais tarde passaria a computadores de todos os tipos.

 

 

 

 

 

Josephine Cochrane

Josephine Cochrane nada mais era do que uma madame rica que, não gostava de lavar louça. Apesar de ter vários empregados trabalhando em sua casa, ela sempre reclamava da demora que eles tinham em lavar tudo depois dos vários jantares e festas que ela oferecia, sem contar no prejuízo que tinha cada vez que um deles quebrava ou trincava um dos seus pratos. Como máquinas de lava louça ainda não existiam na época, decidiu que iria inventar uma. Dito e feito. Em 1850 ela patenteava a 1º máquina de lavar louças, realmente funcional, do mundo, para alegria de donas de casa ao redor do globo.

via: me tire do ócio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget