segunda-feira, junho 21, 2010

Profissões que deixaram de existir…

Profissões extintas:

Pintor de letreiros e cartazes

O ofício consistia em pintar letreiros para divulgação através do apelo visual, como os cartazes de cinema para divulgação de filmes. Hoje em dia, com o avanço da arte digital e o baixo custo dos serviços de gráficas, este tipo de serviço deixou de ser rentável.

Gravador de clichês

Muito utilizados em jornais antigos, os clichês eram uma forma de agilizar a impressão, gravando em uma única placa de metal imagens ou sentenças mais utilizadas de modo a economizar tempo com itens gráficos que são sempre iguais. Era como se fosse o pai do CTRL+C CTRL+V. O gravador de clichês era a pessoa responsável por gravar no metal o item desejado. Será que é daí que vem o termo clichê, que tanto vemos em produções artísticas? Pesquisei e não achei relação entre um e outro; fica aí a dúvida. Se alguém souber, me dá um toque nos comentários.

Telefonista

Ao contrário do consenso popular, telefonista não é aquela moça que te atende quando você liga para reclamar da fatura do seu cartão de crédito. O termo telefonista surgiu no início das redes de telefonia. Elas é que ligavam os cabos para conectar o seu telefone ao telefone da pessoa com quem você queria falar.

A profissão desapareceu gradualmente a partir dos anos 20, com a invenção dos telefones e centrais automáticas que dispensavam a intervenção humana no meio do caminho.

"Só um minuto, vou 'estar estar te ligando' a este número."

Telegrafista

Para a sua época, o telégrafo foi uma revolução: sua chegada ao Brasil em 1852 possibilitou a comunicação entre longas distâncias em um curto espaço de tempo. O telegrafista era o responsável por transmitir e receber as mensagens através do telégrafo, utilizando o código morse (aqueles bip-bips). Hoje em dia fica claro o motivo de sua extinção: com o avanço das redes de telefonia, o telégrafo tornou-se desnecessário. ...- --- -.-. . / . ... - .- / -.. . -- .. - .. -.. ---

Consertador de guarda-chuvas

Antigamente, alguns itens do cotidiano eram itens de luxo. O guarda-chuva, por exemplo, que hoje é praticamente descartável, era um objeto caro. Se o seu quebrasse, ao invés de comprar outro você deveria levá-lo para um consertador de guarda-chuvas. Hoje em dia, com guarda-chuvas sendo produzidos em escala industrial e a preços baixíssimos, esta profissão perdeu o sentido.

Pianista de filme mudo

Houve um tempo em que os filmes não possuiam som algum. Para dar mais emoção ao filme, as salas contratavam pianistas para tocar uma trilha sonora durante a projeção. Hoje em dia, como nós sabemos, os filmes tem som (se você não sabia disso, procure um médico otorrino urgente!), e o custo de manter um pianista para fazer o acompanhamento do filme não se justifica. Acredito que a única vantagem sobre os filmes atuais era a trilha sonora única em casa sala de cinema, o que fazia com que o filme em cada região fosse uma experiência única.

A arte de dar emoção a um filme mudo.

Datilógrafo

Se você nasceu depois dos anos 90 e não tem o costume de frequentar escritórios, não deve conhecer as famosas máquinas de escrever. Elas consistiam em máquinas com teclas que, ao serem apertadas, pressionavam carimbos de acordo com a tecla correspondente numa folha de papel. Com o uso do computador, esta profissão desapareceu. Alguns escritórios ainda utilizam a máquina, mas contratar um datilógrafo apenas para operá-la é um desperdício de recursos.

tec tec tec tec tec "Aaaaaargh! Errei de novo!"

 

Profissões que estão quase sumindo

Algumas profissões resistem ao tempo mais por saudosismo de seus consumidores ou por questões culturais do que por serem necessárias. Algumas delas:

Cobrador de ônibus

Podem ser facilmente substituídos por máquinas (em alguns locais até já foram). Mas no Brasil, usar catracas eletrônicas pode ser complicado: o "jeitinho brasileiro" já engana os cobradores humanos, quanto mais os eletrônicos...

Serzideira

Serzideira é a pessoa que faz manutenção em roupas. Com o custo das roupas caindo cada vez mais, esta profissão é uma forte candidata a desaparecer. Só se mantém porque algumas pessoas preferem manter roupas antigas (às vezes com valor sentimental) à comprarem uma roupa nova.

Operadores de caixa

Os operadores de caixa podem desaparecer nos próximos anos. O cartão de crédito e o código de barras já possibilitariam o auto-atendimento em muitos estabelecimentos. Porém, pelas mesmas questões do cobrador de ônibus, no momento isso ainda pode ser difícil.

Revelador de filme fotográfico

Qual foi a última vez que você levou um filme para revelar? Não lembra, né? Nem eu. Com o uso das câmeras digitais cada vez mais difundido, o filme fotográfico tende a desaparecer, e não só o revelador como todas as profissões envolvidas no processo de revelação tendem a sumir.

Jornaleiro

Com o avanço da Internet e meios de informação cada vez mais ágeis, os jornais e revistas impressos estão perdendo seu espaço. Tendem a migrar para formas eletrônicas ou sumir, e com eles a profissão de jornaleiro.

 

Profissões novas

Muitas sumiram, mas profissões novas vêm surgindo, principalmente na área de tecnologia.

Programador

A tecnologia moderna é movida a software. E software precisa de programadores. Essa profissão tem ganhado uma importância cada vez maior na era da informação.

Analista de mídias sociais

Tá aí um cargo bem recente. Um analista de mídia social analisa a situação de uma determinada marca junto aos consumidores na net, e com base nesses dados cria campanhas de marketing voltadas para as redes sociais. Com o número cada vez maior de pessoas postando suas opiniões sobre produtos e serviços na rede, esta é um profissão de futuro.

Gestor ambiental

Com a industrialização, o aumento populacional e a poluição, hoje já se fazem necessários profissionais apenas para cuidar da relação das empresas com o meio ambiente, tentando evitar que elas causem impacto ambiental negativo.

Webdesigner

Com a expansão da internet e muitos sites tornando-se o principal canal de comunicação entre o cliente e a empresa, ter um site bonito tornou-se tão importante quanto ter a fachada da sua loja brilhando. E é ai que entram os webdesigners, construindo não apenas a aparência mas todo a experiência que será encontrada pelos visitantes do site.

via: tedouumdolar

6 comentários:

Thiago disse...

Olá, obrigado por linkar nosso blog, fico feliz que tenha gostado deste post :D

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

Esta será uma excelente página web, você poderia estar interessado em fazer uma entrevista a respeito do jeito que você criou? Se assim for e-mail me!

Gih Stefani disse...

Muito bom!!! Aproveitei muito do conteúdo apresentado para realizar meu dever de Geografia!!! Obg><

Gih Stefani disse...

Muito bom!!! Aproveitei muito do conteúdo apresentado para realizar meu dever de Geografia!!! Obg><

Anônimo disse...

Gostei me ajudou muito !! ><

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget