quarta-feira, junho 02, 2010

Reciclagem – O sonho da casa própria

image042A idéia fantástica de casas construídas com garrafas pet.

Depois de receber inúmeros e-mails solicitando a justa divulgação, resolvi postar, assim fica o registro neste blog de algumas fotos e informações sobre o assunto.
Acredito que deveríamos ter homens públicos com visão e determinação, para ajudar a resolver o problema da falta moradia que assola o país a muitos anos. Uma solução tão simples como esta, acho que traria uma luz, e um pouco mais de dignidade para todos,

As fotos abaixo, são casas que foram construídas na Bolívia e Honduras em sistema de mutirão. (clique nas fotos para amplia-las)
construcao_garrafa_pet_11
image010
image017
image025
image027
image006 image012 image018 image026 image037

Algumas informações sobre estas casas:

  •  Como é a temperatura em uma casa feita com garrafas PET?
    Em geral pode-se dizer que é um desenho bioclimático, o que significa que quando estiver frio lá fora, dentro será quente e vice-versa.
  • Quanto custa construir uma casa com garrafas PET em relação a construção convencional?
    Normalmente podemos dizer que o custo baixa entre 40% e 60 %, com respeito ao preço da construção tradicional, dependendo do tipo de obra que estamos construindo.
  • Que tipo de garrafas podem ser usadas?
    Em geral pode-se usar todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede.
  • Como construímos as colunas e qual a proporção da mistura?
    Nas colunas podem ser usadas garrafas de 500 ou 600 ml formando um círculo de 11 garrafas. No centro amarramos entrelaçadamente os gargalos com sisal ou nylon. A mistura pode ter uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal), mas muitos projetos mais simples usam somente barro para construir as paredes e colunas.
  • Como se amarram as garrafas em uma parede?
    Usa-se sisal ou fios de nylon normalmente utilizado na agricultura. Devemos amarrar cada garrafa entre si como se fosse uma rede tanto nos gargalos quanto na base da garrafa . A base é entrelaçada dando uma volta com o laço quando a colocamos. Nos gargalos, igualmente, damos uma volta de modo a entrelaçar umas com as outras em uma forma losangular.
  • Qual a proporção da mistura das paredes?
    Nas paredes são usadas normalmente uma mistura de terra com calcário/barro muito similar a argila onde ainda pode ser acrescentada a palha de arroz. A proporção é de 1:6:1 (1 de cimento, 6 de argila e uma de cal). Esta mistura com o cal e cimento serve para evitar problemas em épocas de chuva.

A mistura pode ser ainda a mesma usada para fazer as colunas com uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal). Para a construção de cabanas pode se utilizar a mistura com a proporção de até 1:10:0,5 (1 de cimento, 10 de terra e meia de cal).

  • Como as garrafas são preenchidas?
    Usa-se um funil que pode ser feito com o gargalo de uma garrafa menor. Para enchê-las podem ser utilizados quaisquer sólidos como terra, areia, palha de arroz ou trigo e inclusive resíduos de compostagem. O importante é que quanto mais seco é o material, mas fácil se enchem as garrafas.
       
 

mais fotos e informações: ufpa, ufsc, mdig, blog do pet, no minuto, reciclgemfacil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget